IDECAN – CREFITO/PR 2013 – Questão 16

16 “Trata-se de um recurso que promove estímulos sensoriais e mecânicos duradouros e constantes na pele. Mantém a comunicação com os tecidos mais profundos, através de diversos receptores encontrados na epiderme, derme e outros tecidos sensoriais, como o próprio músculo. Pode ser utilizada na prevenção, no tratamento e na reabilitação das lesões, sendo um recurso terapêutico muito utilizado nas áreas esportiva, musculoesquelética, neurológica, pediátrica, geriátrica, reumatológica, entre outras.” A descrição anterior refere-se ao método

A) Thera-tape.

B) Fisio-taping.

C) Cinesio-tape.

D) Tubing-taping.

E) Kinesio-taping.

kinesio mal aplicada

Essa é a primeira questão de conhecimentos específicos desta prova.

Estou comentando essas provas porque há concursos grandes dessas empresas, para os hospitais federais. Não conhecia essa banca. Assim como a FUNRIO, essas bancas não muito conhecidas foram as contratadas pelo poder público federal, em detrimento de empresas com muito mais reputação e tradição. É uma pena, esses concursos deveriam ser realizados por empresas como a FCC, CESPE ou VUNESP, que são de longe as mais importantes do país.

Essa questão quer saber se você sabe o nome da técnica de bandagens elásticas. O nome comercial da técnica idealizada em 1970 pelo dr. Kenzo, quiropraxista japonês, é Kinesio tape, alternativa “E”.

O problema é que há cursos de nome cinesio-tape, thera-tape e outros, cujos autores registram esses nomes e, portanto, servem para responder com acerto essa questão.

A banca quer saber aqui o nome do recurso ou técnica, esse nome é bandagem elástica adesiva. Nomes comerciais sendo utilizados como sinônimo é o que acontece com a gilete, que virou sinônimo de lâmina de barbear mas é um produto, e não a própria lâmina.

Por isso sempre dei preferência para as bancas citadas acima. Na primeira questão que analiso dessa banca, um erro. Há um método chamado Thera-tape cujo efeito proposto por sua bandagem bate com a descrição do enunciado.

Nem vou comentar sobre a efetividade da técnica ou a comprovação científica, que ainda hoje se procura mas nada definitivo foi publicado.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E

Alternativa que indico após analisar: Nenhuma

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s