VUNESP – Sorocaba/SP 2006 – Questão 13

13. A dificuldade de subir e descer escadas e rampas com muita inclinação é decorrente das alterações no processo de envelhecimento do sistema

(A) conjuntivo.

(B) ósseo.

(C) muscular.

(D) neurológico.

(E) cardiopulmonar.

criança

Essa é fácil. Podemos descartar de cara os sistemas conjuntivo, ósseo e neurológico. Tenho minhas dúvidas aqui sobre a utilização do termo “sistema” para os tecidos ósseo(sim, o osso é um tecido) e conjuntivo, mas as alternativas são incorretas então nem vou esquentar a moringa com elas.

Então, restam as alternativas “C”- sistema muscular, e “E” – sistema cardiopulmonar. Já errei questões em que sabia a resposta mas não dei atenção total ao enunciado. Nessa, a banca quer saber sobre qual sistema o envelhecimento fará com que o organismo apresente dificuldades na realização de uma tarefa de força muscular. Só pode ser sistema muscular.

O sistema cardiorrespiratório só entraria com acerto na resposta se houvesse alguma menção sobre disfunções respiratórias ou cardíacas, e não há. O envelhecimento atuaria nesses sistemas com a diminuição da capacidade em comparação com um individuo jovem, mas não a ponto de dificultar uma atividade simples.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s