Aeronáutica – EAOT 2002 – Questão 02

02 – Com relação aos ligamentos da coluna vertebral, pode-se afirmar que

a) o ligamento longitudinal anterior é uma banda contínua à  frente dos corpos vertebrais e se prolonga das cervicais as lombares.

b) o ligamento amarelo está situado atrás das apófises espinhosas.

c) entre dois processos transversos superpostos encontra-se o ligamento interespinhal.

d) na flexão do tronco, o ligamento longitudinal posterior recebe uma pressão do núcleo discal.

ligamentos da coluna

Gostei dessas questões da aeronáutica, por isso comecei a comentar essa prova também. As questões contém afirmações detalhistas, quase corretas. E, por isso mesmo, vou deixar de considerar alternativas duvidosas que as bancas indicam como corretas. A alternativa correta deve ser perfeitamente correta, pois se houver erro ela compromete o raciocínio e faz com que se conte com a sorte para acertar.

Na “A”, o erro é que o ligamento longitudinal anterior vai até o sacro, e não até a lombar.

Na “B”, o erro é que o ligamento amarelo recobre a face posterior das lâminas, e não do processo espinhoso.

Na “C”, o erro é que a descrição da alternativa define o ligamento interespinhoso.

A “D” é, se é que existe isso, parcialmente correta. Se pensarmos que na flexão das vértebras o núcleo sofre  pressão na porção anterior, o núcleo desloca-se para trás, sendo contido pelo ligamento longitudinal posterior. Aqui, temos que optar por ela porque as outras são realmente incorretas, mas há dois pontos conflitantes: a banca não indica qual região da coluna supostamente sofre essa pressão posterior na flexão do tronco e a banca também diz que a pressão é do núcleo, o que também não é exatamente correto. Vejam, o núcleo realmente se desloca para trás, mas ele está envolto pelas fibras do disco e não entra em contato direto com estruturas externas, com exceção da ocorrência de uma hérnia de disco.

Revisão:

Ligamento comum vertebral anterior – situado na face anterior do corpo vertebral, na região torácica esse ligamento amplia-se de maneira a cobrir toda a face anterior do corpo vertebral até a cabeça das costelas, a qual está intimamente aderida, na face posterior do ligamento há também a ligação entre o corpo vertebral e o disco intervertebral.

Ligamento comum vertebral posterior – situado na parte posterior dos corpos vertebrais, dentro do canal vertebral, estende-se desde o processo basilar do osso occipital e vai até o sacro, é mais fino que o LCVA e está ricamente inervado pelo nervo Sinus-Vertebral de Luschka. Fonte de dores dorsais.

O ligamento amarelo, ou ligamentum flavum, é um ligamento longitudinal da face posterior da coluna vertebral. Tem um componente superficial e outro profundo. O ligamento amarelo superficial insere-se na margem superior e na superfície póstero-superior da lâmina caudal. O ligamento amarelo profundo insere-se na superfície anterosuperior da lâmina caudal.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: Nenhuma.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s