FUNRIO – São João da Barra/RJ 2010 – Questão 25

25. O gerador de Infravermelho luminoso, quando comparado com o gerador da radiação Não-Luminosa, produz efeitos,  respectivamente,

A) mais profundos e menor sensação térmica.

B) menos profundos e menor sensação térmica.

C) mais profundos e maior sensação térmica.

D) menos profundos e maior sensação térmica.

E) tanto a profundidade quanto à sensação térmica são inversamente proporcional à distância da fonte geradora.

campanula_infravermelho

Muito menos comuns em clínicas de fisioterapia os geradores não-luminosos não produzem luz visível, colocando-os na extremidade “distante” do espectro infravermelho.  Os geradores luminosos produzem certo grau de luz visível, colocando-os na extremidade “próxima” do espectro infravermelho.

A radiação infravermelha não-luminosa é menos penetrante que a luminosa e seus efeitos atingem 2mm e de 5 a 10 mm abaixo da superfície da pele.

Uma vez que a luz infravermelha não-luminosa penetra menos profundamente, a pele em tratamento sentirá mais calor do que com gerador luminoso.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora:  A

Alternativa que indico após analisar: A

6 pensamentos sobre “FUNRIO – São João da Barra/RJ 2010 – Questão 25

  1. De acordo com a própria explicação, se a radiação infravermelha não-luminosa penetra menos profundamente, a pele em tratamento sentirá mais calor do que com gerador luminoso. Assim, como no enunciado pede “respectivamente”, não seria a letra “C”? Radiação infravermelha luminosa penetra mais profundamente, e radiação infravermelha não-luminosa maior sensação térmica.

      • Apenas reproduzi a própria explicação da questão. A qual não condiz com o gabarito. Compreende minha interrogação agora? A dúvida ficou na radiação infravermelha não luminosa.

  2. Agora entendi sua dúvida. Você está cometendo um erro muito comum, que é interpretar mal o enunciado. O “respectivamente” não significa que uma propriedade é do luminoso e a outra do não luminoso. No início está claro que a banca quer comparar “o gerador infravermelho luminoso”, ou seja, só as diferenças dele com o não luminoso, o gerador luminoso é o referencial da comparação.

    Abraço,
    André.

    • IV é calor superficial, poucos milimetros abaixo da pele, pouco provável que vá ter alguma influência num tumor no intestino, simplesmente porque não aquece até o nível do intestino. Mesmo assim, o benefício é pequeno em face do risco de ter esse procedimento questionado no caso de uma metastase, que se ocorrer provavelmente não terá nenhuma relação com o IV na lombar. Agora, ondas curtas, microondas e US podem produzir calor na região mesmo aplicados na lombar, são contra-indicações absolutas nesse caso.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s