VUNESP – São Paulo/SP 2002 – Questão 28

28. Assinale a alternativa onde o quadríceps realiza uma contração excêntrica.

(A) Subir escadas.

(B) Chutar uma bola.

(C) Descer um degrau.

(D) Subir de um agachamento.

(E) Flexionar o joelho

 Cadeirante

Essa questão é estranha para mim, principalmente quando as alternativas mencionam subir e descer escadas. Isso porque quando subimos ou descemos escadas, a perna que está solta, está em movimento em cadeia cinética aberta(CCA) e a outra, que está apoiada, em cadeia cinética fechada(CCF) e, as duas contraem!

Para simplificar, antes de partirmos para eliminar alternativas, vamos deixar claro que enquanto flexionamos o joelho, o quadríceps realiza uma contração excêntrica e, quando realizamos a extensão do joelho o quadríceps realiza uma contração concêntrica. Isso definido, vamos às alternativas.

Ao subir degraus, o joelho do MI em CCA(a perna que sobe) realiza flexão, então quadríceps em contração excêntrica, o joelho oposto(perna apoiada) realiza extensão, então contração concêntrica de quadríceps. Ao descermos um degrau, ocorre exatamente oposto em cada um dos MMII. Nesse caso, duas alternativas respondem ao enunciado!

Nesse questionamento as únicas alternativas que mencionam movimentos possíveis de se realizar com apenas um quadríceps, enquanto o outro não se movimenta,  são chutar uma bola e flexionar o joelho. Subir de um agachamento utiliza os dois quadríceps, mas realizam a mesma função de contração concêntrica.

Então, como a banca não define de qual membro inferior ela está querendo a resposta, tanto subir como descer degraus respondem ao enunciado. Ao subir escadas, o MI em CCA parece realizar a ação principal por meio da contração concentrica de isquiotibiais, mas coloco em cheque a contração excêntrica de quadríceps nessa condição..

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

 

2 pensamentos sobre “VUNESP – São Paulo/SP 2002 – Questão 28

  1. Olá, gostaria de saber o motivo da letra D ser considerada errada,levando-se em consideração que a questão não deixa explícita se é em cadeia fechada ou aberta, o que faz com que fletir o joelho seja um contração excêntrica de quadríceps?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s