FUNRIO – Coronel Fabriciano/MG 2008 – Questão 21

21. De acordo com o “ritmo escapuloumeral” a proporção entre a amplitude de movimento do úmero e da escápula durante a flexão do braço é de:

A) 1 : 1

B) 1 : 2

C) 1 : 3

D) 3 : 1

E) 2 : 1

Ritmo escapulo umeral

Primeira questão de conhecimentos específicos desta banca e questão recorrente na mesma banca. Reposto o texto, apenas a alternativa correta mudou.

Normalmente, a elevação do ombro ocorre em uma série precisamente coordenada de movimentos sincronizados denominada ritmo escapuloumeral. O trabalho clássico por Inman e associados (1944) demonstrou que ambos os segmentos escapular e umeral participam através de toda a movimentação. A fase inicial de abdução foi individualmente variável, mas depois de 30º de abdução, ocorreu uma razão de 2:1 – para cada 15º de movimento entre 30 e 170º de abdução, 10º ocorreram na articulação glenoumeral e 5º ocorreram na articulação escapulotorácica. Outras investigações observaram que os movimentos não são tão lineares quanto implica a razão de 2:1, e que há variação nos padrões. O padrão mais comum, encontrado por Bagg e Forrest (1988), mostrou maior movimentação glenoumeral no começo e término da amplitude e mais movimentação escapular entre 80 e 140º de abdução. A razão média do movimento articular glenoumeral para o escapulotorácico foi 1,25:1, o que é o mesmo que o obtido por Poppen e Walker (1976). Ambos pesquisadores utilizaram o plano da escápula para o movimento de abdução, enquanto Inman usou o plano frontal.

É necessário que a escápula esteja fixa durante os movimentos do braço para servir de apoio aos músculos que o movimentam. Esta fixação se faz por uma dupla de músculos, o trapézio e o serrátil anterior, que agem em direção oposta atuando como uma força de um binário – duas forças paralelas não-coincidentes e em direções opostas que tendem a causar rotação.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E

Alternativa que indico após analisar: E

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s