FUNRIO – SESDEC/RJ 2008 – Questão 18

18.Quando a junção neuromuscular é atingida por um estímulo nervoso, os canais de cálcio abrem-se por ação da:

A) acetilcolina.

B) nor-epinefrina.

C) acetilcolinesterase.

D) epinefrina.

E) mioglobina.

acetilcolina 3

De cara a alternativa correta, “A”. A acetilcolina é um neurotransmissor, ou seja, uma substância química produzida pelos neurônios com a função de biossinalização. Por meio deles, envia-se informações a outras células e podem também estimular a continuidade de um impulso ou efetuar a reação final no orgão ou músculo alvo.

É o único neurotransmissor utilizado no sistema nervoso somático e um dos muitos neurotransmissores do sistema nervoso autônomo. É também o neurotransmissor de todos os gânglios autônomos.

No sistema nervoso somático, a contração muscular ocorre devido à liberação desta substância pelas ramificações do axônio.

Com relação às alternativas “B” e “D”, as Catecolaminas (norepinefrina, epinefrina e dopamina) são importantes neurotransmissores. Norepinefrina (sinônimo de Noradrenalina) e Epinefrina (sinônimo de Adrenalina) são formadas e secretadas no Sistema Nervoso Central e na medula da glândula Supra-Renal.

Na alternativa “C”, a acetilcolinesterase (AChE) é uma enzima pertencente a família das colinesterases, sendo responsável pela finalização da transmissão dos impulsos nervosos nas sinapses colinérgicas pela hidrólise do neurotransmissor acetilcolina (ACh)

Tem um texto bem legal sobre a relação da dessa enzima com o mal de  Alzheimer.

http://rmct.ime.eb.br/arquivos/RMCT_3_tri_2011/RMCT_067_E5A_11.pdf

Na “E”, acho que a FUNRIO está de brinqueition uiti us. A mioglobina está tranquila guardando oxigênio no músculo, deixa a coitada lá que não tem nada a ver com essa história. A mioglobina é a principal transportadora intracelular de oxigênio nos tecidos musculares, além de estocar oxigênio nos músculos. Entretanto, não realiza o transporte de oxigênio da mesma forma que a hemoglobina,  à qual se assemelha estruturalmente. Isto porque, à diferença da hemoglobina, a mioglobina não tem ligações cooperativas com o oxigênio,

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s