FUNRIO – SESDEC/RJ 2008 – Questão 03

03. Assinale dentre as opções abaixo, aquela utilizada para o cálculo do torque mecânico, importante instrumento de avaliação da força muscular, sendo: F= força aplicada e Dp= distância perpendicular do ponto de aplicação da força no braço de alavanca ao eixo articular.

A) F + Dp.

B) F : Dp.

C) F – Dp.

D) F x Dp.

E) F + 2Dp.

 

força

Já sei, você fez fisioterapia porque na ensino médio sempre foi a melhor da turma em matemática e física, então escolher engenha, digo, fisioterapia é um passo natural e…, é, não tem como fugir de cálculos meus caros.

 

TORQUE (OU MOMENTO DA FORÇA)

É o efeito rotatório criado pela aplicação de uma força.

Se for exercida uma força sobre um corpo que possa girar em torno de um ponto central, diz-se que a força gera um torque. Como o corpo humano se move por uma série de rotações de seus segmentos, a quantidade de torque que um músculo desenvolve é uma medida muito proveitosa de seu efeito.

A magnitude de um torque está claramente relacionada à magnitude da força que o está gerando, mas um fator adicional é a direção da força em relação à posição do ponto central. A distância perpendicular do pivô à linha de ação da força é conhecida como braço de alavanca da força. Um método para calcular o torque é multiplicar a força (F) que gerou pelo braço de alavanca (d).

A fórmula clássica é T = F x D, significando que o torque(T) é igual à força(F) multiplicada pela  distância perpendicular da linha de ação da força ao eixo da rotação(d).

 

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s