FUNRIO – Itaboraí/RJ 2007 – Questão 25

25. Considera-se o melhor efeito da crioterapia na área tratada de uma lesão aguda, a redução da:

A) acidose lática

B) necessidade de oxigênio

C) hipertermia

D) contratura

E) formação de exsudatos

Crioterapia

Como quase toda questão sobre crioterapia, essa é bem complicada de se justificar uma escolha.

Aqui mesmo neste humilde espaço, já há outro post deste esforçado escriba que vos fala, e que penso ser complementar a esse post:

https://questoesdefisiocomentadas.wordpress.com/2013/12/08/fcc-trt-15a-regiao-2005-questao-38/

Podemos inicialmente eliminar as alternativas “A” e “D”.

A crioterapia também pode ser utilizada para auxiliar na redução de espasmo muscular em alguns casos. Ainda assim, esse não pode ser considerado como melhor efeito, já que isoladamente a crioterapia tem seu potencial reduzido.

A acidose lática é uma consequência do processo de geração de energia de nosso corpo. Clique na tag acima, “lactato” e veja outros posts onde isso foi melhor colocado.

Podemos eliminar também a “E”, já que a redução da formação de exsudatos não é ocasionada diretamente pela crioterapia. O gelo ou o frio aplicados aos tecidos inflamados interveem no ciclo transudato-exsudato, reduzindo os níveis de fluido do transudato e de taxa metabólica, o frio também diminui a sensibilidade dos tecidos, permitindo os exercícios ativos e passivos que retiram mecanicamente o exsudato e o transudato dos tecidos.

As alternativas “B” e “C” são de alguma forma correlatas. Sobre a alternativa “C”, podemos dizer que um dos efeitos da crioterapia é a redução da temperatura tecidual no local da aplicação. Deixo em aberto se isso pode ser considerado como redução de hipertermia após uma inflamação aguda, mas não é o melhor objetivo com certeza.

Resta a alternativa “B”.  Um dos efeitos mais importantes do frio sobre o organismo é a diminuição metabólica tecidual, ocasionado pelo menor consumo de oxigênio por parte dos tecidos lesados. A crioterapia nesses casos visa a diminuição metabólica, objetivando que os tecidos lesados, que estão submetidos a irrigação sanguínea precária, possam diminuir seu gasto metabólico e  sobreviver por mais tempo. A hipotermia reduz a necessidade de energia celular e assim o consumo de oxigênio pelo tecido, desta forma quanto mais baixa a temperatura tecidual mais profunda será a depressão tecidual. A relação temperatura e captação de oxigênio é inversamente proporcional, sendo que quanto menor a temperatura tecidual, maior a captação de oxigênio pela célula.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s