FUNRIO – Maricá 2007 – Questão 37

37. O relaxamento muscular é mais bem obtido pela associação de técnicas respiratórias com:

A) alongamento balístico de movimentos rápidos

B) alongamento balístico de movimentos lentos

C) alongamento passivo com movimentos rápidos

D) alongamento ativo assistido com movimentos rápidos

E) alongamento estático com movimentos lentos e mantidos

Alongamento

Como a banca questiona sobre a obtenção de relaxamento muscular, associando exercícios respiratórios a alongamentos, temos que pensar em movimentos mais lentos, e apenas as alternativas “B” e “E” oferecem essa opção, mas a “B” fala em alongamento balístico, o que não pode ser associado a movimentos lentos. Então só resta a alternativa “E”.

Essa questão pode suscitar muitas dúvidas, sendo a má interpretação do enunciado algo fatal, nos levando a pensar em ganho de flexibilidade ou ADM, o que não é o proposto na questão.

Deixo um breve resumo para consulta.

De acordo com a literatura, ganhos agudos de flexibilidade muscular podem estar associados a uma maior tolerância do indivíduo ao alongamento, às propriedades viscoelásticas da unidade miotendinosa, à redução da viscosidade devido ao aquecimento e a fatores neurológicos.

De acordo com Hernandes Jr. (2002), os métodos de alongamento para desenvolver a flexibilidade podem ser divididos em:

Método Estático: onde não se utiliza força externa, por exemplo, a ajuda de um companheiro para a execução de seus exercícios. O alongamento é executado em posições estáticas, sem movimentação das articulações envolvidas. A amplitude da posição deve ser necessária para que sintamos um leve estiramento na musculatura alongada, sendo que, durante a execução, sentindo a diminuição dessa sensação, poderemos aumentar um pouco mais a amplitude do movimento, e sempre devemos sentir que estamos em uma posição confortável quanto à amplitude do movimento. Devido às suas características de execução, o método de alongamento é o que oferece o menor grau de risco de lesões durante sua utilização.

Método Balístico: caracterizado pela movimentação da articulação, para que a mesma atinja o máximo possível de amplitude no movimento. Durante a execução do método balístico, há um maior risco de lesões, devido à facilidade de ultrapassar nossos limites sem que tenhamos controle da situação, pois a mesma ocorre através de movimentos rápidos e vigorosos. Aconselha-se a utilização do método balístico a atletas cujo esporte envolva movimentos balísticos em sua performance, sendo que, em programas de fitness, o seu uso deve ser limitado a praticantes com uma experiência e vivência corporal adequadas.

Método Ativo: caracterizado pela utilização da força muscular das diferentes musculaturas para que se atinja o máximo de amplitude em um movimento controlado, sem a utilização de força externa. Um exemplo seria o da elevação do membro inferior em seu plano lateral, sem a utilização de impulso para a realização do movimento, ocorrendo para isto um grande envolvimento da musculatura abdutora, o que representa, além de um trabalho de flexibilidade ativa, uma intensa contração muscular.

Método Passivo: quando há a utilização de força externa para auxiliar a atingir o máximo de amplitude no movimento. A execução pode acarretar lesões musculares caso a amplitude máxima tolerável em uma articulação seja ultrapassada, devido à utilização de força externa durante o movimento. O método passivo é utilizado durante os processos de reabilitação e em âmbito esportivo, pois a necessidade de um companheiro para a execução dos movimentos permite uma maior socialização entre os atletas participantes.

Método da Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: relaxamento do músculo antagonista durante a contração do agonista. O músculo agonista é o que realiza a contração durante o movimento em uma determinada articulação, cabendo ao músculo antagonista realizar o movimento inverso do agonista. Realizamos uma contração do músculo a ser alongado, e, em seguida, a de seu antagonista, o que irá produzir um maior relaxamento naquele músculo (agonista) e, consequentemente, um maior grau de amplitude do movimento, acarretando em uma melhoria no trabalho de flexibilização.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E

Alternativa que indico após analisar: E

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