FUNRIO – Maricá/RJ 2007 – Questão 33

33. As técnicas cinesioterápicas com abordagens neurofuncionais (neurofisiológicas) cujos fins são a recuperação sensório-motora e a recuperação funcional são denominadas: “Técnica de Facilitação Proprioceptiva” e “Técnica Neuroevolutiva”. São também conhecidas pelos métodos:

A) KABAT/KNOTT – BOBATH

B) KABAT/KNOTT – KLEIN/VOLGSENG

C) BOBATH – KLEIN/VOLGSENG

D) BOBATH – KABAT/KNOTT

E) KLEIN/VOLGSENG – KABAT/KNOTT

sinapses

Questão fácil.
Técnica de Facilitação Proprioceptiva é sinônimo de Kabat. Técnica Neuroevolutiva é sinônimo de Bobath.  Respectivamente descritas na alternativa “A”.

Sobre os métodos descritos.

KLEIN/VOLGSENG (correto: KLEIN-VOGELBACH)

Creio que o nome está escrito de forma incorreta propositalmente. O correto seria Klein-Vogelbach.

É o método desenvolvido no início dos anos 70 pela fisioterapeuta suíça Susanne Klein-Vogelbach, com uso da famosa bola terapêutica. A indicação mais comum do uso da bola suiça é para o tratamento de crianças com disfunções neuromotoras, sendo que muitas pessoas associam a bola suíça à fisioterapia pediátrica quase como se fossem sinônimos. Não é a toa que ela é conhecida como Bola Bobath.

Curiosamente, ao contrário do que seu nome sugere, este equipamento foi originalmente desenvolvido na Itália em 1963 como um brinquedo chamado de Pezzi Ball. A denominação de bola suíça provavelmente se originou de fisioterapeutas norte-americanos que aprenderam sobre os princípios dos exercícios com bolas desenvolvidos por Susanne Klein-Vogelbach enquanto trabalhavam ou estudavam na Europa. A Dra Klein-Vogelbach e seus alunos de fisioterapia analisaram e descreveram os exercícios com bolas que tinham como meta estimular movimentos e reações de equilíbrio especialmente em crianças com paralisia cerebral.

KABAT/KNOTT

Foi desenvolvido pelo Dr. Herman Kabat, M.D., Pd., e pela Srta. Margareth Knott., B.S. no Instituto Kabat-Kaiser, entre 1946 e 1951, e a filosofia de tratamento e das técnicas usadas são descritas num livro intitulado “Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva: Modelos e Técnicas”, de Margareth Knott e Dorothy Voss.

As técnicas de facilitação neuromuscular proprioceptiva confiam principalmente na estimulação dos proprioceptores para aumentar a demanda feita ao mecanismo neuromuscular, para obter e simplificar suas respostas.

BOBATH

O Conceito Bobath é um método constituído principalmente pelo trabalho do neuropediatra alemão Karel Bobath e de sua esposa, a fisioterapeuta Berta Bobath. Foi criado e desenvolvido no início dos anos de 1940 pelo casal Bobath, que veio para Grã-Bretanha como refugiados judeus da Alemanha, na década de 1930. Juntos, eles desenvolveram o conceito Bobath para o tratamento de crianças e adultos com problemas neurológicos. Durante sua vida, viajaram extensivamente, ensinando e treinando profissionais em todo o mundo. Ambos receberam muitas honras por seu trabalho pioneiro e inovador.

O objetivo principal do tratamento é estimular e aumentar a capacidade do individuo para realizar o movimento funcional o mais próximo da normalidade possível. Os movimentos normais não podem ser obtidos se o individuo permanecer em algumas posturas e movimentos de forma desordenada. O objetivo do tratamento é ajudar o indivíduo a mudar suas posturas e seus movimentos anormais para que ele seja capaz através de uma maneira confortável a se adaptar ao ambiente e desenvolver uma melhor qualidade de realizar suas atividades funcionais.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe um comentário