FUNRIO – Maricá/RJ 2007 – Questão 28

28. O sinal de Trendelemburg é uma importante manifestação observada na avaliação do equilíbrio pélvico. Esse fenômeno é decorrente da insuficiência da musculatura:

A) extensora da coluna lombar

B) anteversora.

C) retroversora

D) abdutora da coxa

E) adutora da coxa

teste de trendelenburg

Só uma observação preliminar. Existe um teste chamado de “Brodie-Trendelenburg” que é utilizado para auxliar no diagnóstico de disfunções da circulação venosa em pacientes com veias varicosas em membros inferiores. Também é chamado de teste de triplo garrote no Brasil, mas em inglês diferencia-se “Sign” de “Test” de Trendelemburg por esse motivo.

O chamado sinal de Trendelemburg tem como principal finalidade avaliar a função do músculo glúteo médio. Normalmente é dessa forma que estudamos esses testes.

O grande lance da FUNRIO nessa questão foi pedir não o nome da musculatura do teste, mas sim sua função, o que é direcionado para pegar os que apenas decoram os nomes dos testes, sem visualizá-los ou entendê-los.

Então, sabendo que o teste de Trendelenburg analisa a função dos músculos glúteos médio e mínimo, é preciso apenas pensar em sua função. Essa musculatura tem a função de abduzir o quadril. Esses músculos são inervados pelo nervo glúteo superior, sendo o teste normalmente positivo quando há alguma lesão neste segmento.

Apenas para não perder o hábito de ser curioso, o nome do teste é uma referência ao cirurgião alemão Friederich Trendelenburg(1844-1924), um médico e acadêmico ligado a grandes polos de ensino daquele pais, como Leipzig, terra de Bach.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s