FUNRIO – Maricá/RJ 2007 – Questão 25

25. Denomina-se “Vasoconstrição de Rebot” o fenômeno vasomotor induzido por:

A) resfriamento tissular superficial

B) banho de contraste

C) vasodilatação máxima após hipertermia tissular

D) banho galvânico

E) mecanismos de regulação hemodinâmica

Vasos sanguineos - Estructura 

Inicialmente é preciso dar atenção aos termos utilizados.

Fenômeno vasomotor faz menção aos movimentos de variação do diâmetro do vaso sanguíneo ou linfático, seja vasoconstrição ou vasodilatação.Vasoconstrição de “Rebot” pode ser definido como o retorno após uma dilatação máxima, o rebote de uma estrutura flexível após chegar ao limite.

Devemos dar atenção especial à interpretação do enunciado nesta banca. Busca-se aqui apenas o que induz a este fenômeno, apenas isso.

Na “A”, o resfriamento tissular teria o efeito oposto, primeiro uma vasoconstrição e depois uma vasodilatação. Seria como uma “vasodilatação rebote”. Podemos eliminá-la.

Na “B” o banho de contraste alterna os efeitos da crio e da termoterapia. É até considerável a ocorrência deste fenômeno nesta modalidade terapêutica, mas a curta duração da fase de termoterapia não seria suficiente. Alternativa discutível, mas é prudente descartá-la caso apareça uma mais adequada.

Na “C” temos exatamente o que é necessário para induzir uma vasoconstrição por efeito rebote, que é uma vasodilatação máxima. Essa é a alternativa que melhor atende ao enunciado.

Na “D” o banho galvânico é uma das modalidades de utilização da corrente galvânica, com o eletrodo inserido em uma cuba com água e o membro a ser tratado em imersão. Não há ocorrência de vasoconstrição nesta modalidade.

Na “E” temos algo interessante. A vasodilatação e a vasoconstrição são mecaniscos de regulação hemodinâmica, simplificando, são mecanismos utilizados na regulação da circulação sanguínea porém, no entanto, por sua vez e porventura, não induzem ao efeito rebote por si só. Alternativa incorreta.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s