FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 45

45. A faixa de temperatura da água utilizada para hidroterapia em pacientes que não realizarão atividades aeróbicas na piscina é de:

(A)33o a 37o graus

(B) 37o a 39o graus

(C) 39o a 41o graus

(D) 41o a 43o graus

(E) 43o a 45o graus

piscina

O uso terapêutico da água depende tanto da sua capacidade de reter quanto de transferir calor. Em hidroterapia, a água é considerada como quente quando acima de 34º C; é considerada água termoneutra entre 31ºC a 33ºC e fria entre 28ºC e 30º C.

A troca de energia na forma de calor é conhecida como processo termolítico e ocorre através de mecanismos físicos conhecidos como condução, convecção, radiação e evaporação.

Uma temperatura entre 34ºC e 35ºC é o que se recomenda normalmente em hidroterapia. Se considerarmos que a temperatura central  é de 37ºC e que ao chegar a 41ºC nosso organismo já sofre as consequências da insolação, fica claro entender que não se deve ultrapassar os 37ºC.

O único detalhe neste enunciado é a realização ou não de atividades físicas na água. Podemos pensar que se não vamos realizar atividades físicas podemos escolher uma temperatura mais alta entre as alternativas. Talvez aí essa questão ofereça uma pequena armadilha, caso estejamos em dúvida entre as alternativas “A” e “B”, já que todas as demais são temperaturas acima de 37ºC.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s