VUNESP – São Paulo/SP 2002 – Questão 22

22. Paciente de 75 anos, sexo feminino, foi submetida a uma artroplastia total de quadril com uso de cimento. Atualmente encontra-se no 10º dia pós-operatório. A conduta correta para o tratamento desta paciente é:

(A) fortalecimento da musculatura do quadril com ênfase na adução.

(B) treino de ortostatismo na prancha ortostática e fortalecimento da musculatura do quadril com ênfase em glúteo médio.

(C) treino de marcha, ganho de ADM passiva, fortalecimento da musculatura do quadril com ênfase em adutores.

(D) fortalecimento da musculatura global do membro afetado, treino de marcha, evitar a adução além de linha média, bem como a flexão do quadril acima de 90o.

(E) fortalecimento dos membros inferiores globalmente sem descarga de peso.

Cimento ósseo

Neste enunciado temos algumas informações importantes. Vamos a elas. O paciente apresenta:

– idade avançada;

– artroplastia total de quadril;

– presença de cimento ósseo;

– PO de 10 dias.

A informação inicialmente mais relevante é “artroplastia de quadril”. Ela nos remete a cuidados com os movimentos de adução e flexão do quadril, devido ao risco de luxação. Com esta informação básica eliminamos as alternativas “A” e “C”.

A colocação de próteses articulares comumente utiliza um material para a fixação da prótese à superfície óssea à qual ela ficará aderida. Esse material cria uma superfície mais regular para favorecer a aderência da prótese ao osso. Trata-se do cimento ósseo, que é formado por uma substância química denominada polimetilmetacrilato (PMMA).

A segunda informação essencial que vai definir nossa escolha para esta questão é “10º dia de  pós-operatório”. Após uma cirurgia bem-sucedida, espera-se que nessa fase da reabilitação o paciente já esteja deambulando. Podemos eliminar portanto a alternativa “E”, por nos remeter ao quadro de um paciente ainda acamado, e também a alternativa “B”, por delinear o tratamento para PO de poucos dias, normalmente inferior a uma semana.

A alternativa “D” nos oferece uma conduta mais aproprida para o quadro de PO de 10 dias de artroplastia de quadril sem intercorrências.

Sobre essas questões de concursos, é bom lembrar que não existe receita de bolo para tratamento de saúde. Ainda que seja importante discutirmos protocolos e condutas, cada organismo reage de uma forma e não temos como dizer que com tantos dias se deve fazer isso ou aquilo, o que nos diz isso de fato é o quadro clínico do paciente, a observação do profissional e da equipe em geral. Mas em concursos devemos considerar esses protocolos ao pé da letra. O que não se deve fazer é levar isso para a prática clínica após ser aprovado em concurso, limitando-se apenas aos protocolos.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora:  D

Alternativa que indico após analisar D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s