FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 39

39. Nas próteses endoesqueléticas, a conexão entre o encaixe e o pé protético é formada por

(A) madeira e plástico; emprega aço, titânio ou alumínio, não possuem adaptadores de rotação e torção.

(B) componentes de madeira ou plástico; emprega aço, titânio ou alumínio, possuem adaptadores de rotação e torção.

(C) tubos e componentes modulares; emprega madeira e plástico, possuem adaptadores de rotação e torção.

(D) tubos e componentes modulares; emprega aço, titânio ou alumínio, possuem adaptadores de rotação e torção.

(E) tubos e componentes modulares; emprega aço, titânio ou alumínio, não possuem adaptadores de rotação e torção.

protese futuro

Questão cujo conhecimento prévio sobre o assunto é fundamental. Inicialmente, é preciso diferenciar órtese de prótese.

Órtese é oriunda da palavra grega orthósis, formada por sua vez, de orthós, reto, direito, e pelo sufixo –sis. Este sufixo grego expressa ação, estado ou qualidade. Orthósis, no caso, é a ação de endireitar, de tornar reto, retificar. Descreve  o aparelho destinado a sustentar todo ou parte do peso corporal, corrigir ou evitar deformidades, imobilizar ou limitar movimentos articulares.

Prótese é também uma palavra de origem grega,  formada por Pró, com  o sentido de “na frente”, “diante de”, e thésis, do verbo títhemi, colocar, acrescentar. São utensílios empregados para substituir alguma região perdida ou mal formada de um corpo.

Próteses exoesqueléticas: também conhecidas como convencionais, na maioria das vezes são feitas de madeira ou plástico, sendo essas últimas  utilizadas geralmente como próteses de banho e geriátricas. Além da função estética,  sua estrutura exterior (ou parede) forma um suporte de forças e sua sustentação. Essas próteses podem ser utilizadas para todos os tipos de amputações, porém, para alguns níveis é preferível utilizar componentes modulares, como por exemplo em pacientes com desarticulação de joelho ou quadril.Vantagens: resistência,  durabilidade e pouca manutenção da prótese. Desvantagens: estética menos agradável, menos opções de componentes, dificuldades para realinhamento e impossibilidade de intercâmbio rápido de componentes.

Próteses endoesqueleticas: também conhecidas como modulares, são próteses cuja conexão entre o encaixe e o pé é feito por intermédio de tubos e componentes modulares. O acabamento final é feito com espuma e meia cosmética, conforme a medida do membro contralateral à amputação. O revestimento estético pode ser substituído por encaixes coloridos que são bastante utilizados pelos jovens. Essas próteses podem ser utilizadas para todos os níveis de amputação com exceção das amputações parciais de pé e de tornozelo. Normalmente elas são fabricadas em aço, titânio e alumínio. Vantagens: Possibilidade de intercâmbio rápido dos materiais, sem provocar perda do alinhamento anterior; melhoria nas funcionalidades e na estética; facilidade nos alinhamentos e são mais leves. Desvantagem: Custo da prótese relativamente superior a exoesquelética e maior frequência de manutenção.

Sabendo-se que as próteses convencionais, ou exoesqueléticas, se utilizam de madeira ou plástico como matéria-prima, podemos eliminar as alternativas “A”, “B” e “ C”.

Entre as alternativas “D” e “E”, a única diferença é a presença ou ausência de adaptadores de rotação e torção. Como nem sempre nos recordamos dos detalhes de temas como órteses e próteses, precisamos usar a lógica aqui. Ora, se as próteses endoesqueléticas são mais sofisticadas tecnologicamente que as exoesqueléticas, fica evidente que elas devem permitir adaptações entre coto e prótese, portanto podemos considerar o descrito na alternativa “D”. Elementar, caro Watson.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: D

Alternativa que indico após analisar: D

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s