FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 38

38. Após aplicação de gelo durante a fase aguda da lesão muscular, observa-se vermelhidão na área que sofreu aplicação. Esta vermelhidão deve-se

(A) ao aumento na produção de linfócitos.

(B) ao aumento da lesão hipóxica secundária.

(C) ao aumento do efeito da histamina sobre a membrana vascular.

(D) à vasodilatação induzida pelo frio.

(E) à concentração de sangue com alta taxa de oxigenação no sistema venoso cutâneo.

gelo_fogo

Vamos analisar as alternativas e ver qual corresponde ao proposto no enunciado, mas já tendo em mente que esse “vermelhidão” ocorre por alteração circulatória no local da aplicação. Essa questão envolve aspectos da crioterapia e do processo inflamatório pós-traumático, que estão misturados nas alternativas.

Na “A”, aumento de linfócitos não pode ser atribuído como causa de rubor. O aumento dos linfócitos é uma das características do processo inflamatório. Alternativa incorreta.

A permeabilidade vascular é significantemente reduzida com a aplicação de frio, desta forma limitando a migração leucocitária. Sem a efetiva ação leucocitária no tecido lesado, o processo digestivo de detritos celulares e de outros materiais é diminuído. Desta maneira ocorre a contenção do processo de liberação de proteínas livres,  reduzindo assim os efeitos das mesmas sobre a pressão oncótica do tecido, modulando a formação de edema.

Na “B”, o aumento da lesão hipóxica secundária é um dos fatores a se evitar com a crioterapia. Durante uma resposta inflamatória aguda, a perturbação dos capilares e a congestão devido a um edema diminuem a oxigenação de células saudáveis próximas ao tecido danificado. Assim, após a lesão musculoesquelética existe um período de dano tecidual adicional, ou lesão secundária devido a hipóxia, que leva à morte celular. A observação clinica e a investigação sugerem que o frio diminui a lesão secundária, que é a morte celular por hipóxia . Alternativa incorreta.

Na “C”, a histamina(amina vasoativa) é um mediador do processo inflamatório, atuando com dilatação de arteríolas e aumento da permeabilidade vascular. A crioterapia reduz a atividade desta substância. Alternativa incorreta.

Na “D”, a afirmação “vasodilatação induzida pelo frio” é controversa, uma vez que acredita-se, ao que tudo indica de forma enganosa, que após uma vasoconstrição inicial induzida pela crioterapia ocorra uma vasodilatação reflexa. Muitos autores relatam que a vasodilatação não pode ser considerada como tal, porque não ultrapassa o diâmetro vascular anterior à vasoconstrição, sendo um retorno ao estado inicial. No contexto do proposto na questão, devemos considerar apenas a vasoconstrição imediatamente após a aplicação, o que torna esta alternativa inadequada também.

Na “E”, a afirmação “sangue com alta taxa de oxigenação no sistema venoso”, apesar de aparentemente estar errada por ser de entendimento comum que o “sangue com alta taxa de oxigenação” circula no sistema arterial, é a alternativa correta. Aplicações de crioterapia levam a um decréscimo muito maior no retorno venoso do que no influxo arterial, isto resulta em hiperemia arteriolar ficando a pele, portanto, mais vermelha.

Essa questão é de dificuldade muito elevada, principalmente se levarmos em consideração a contradição existente na literatura. Sugiro antes de se procurar material sobre crioterapia, que assim como eu fiz, se faça uma revisão detalhada sobre as características bioquímicas do processo inflamatório. Minha sugestão para essa revisão:

http://scielo.iec.pa.gov.br/pdf/rpm/v21n2/v21n2a06.pdf

Para crioterapia, procurar estudos mais recentes, buscando as fontes mais confiáveis como as ligadas à area esportiva. Minha sugestão para leitura inicial:

http://fisio100.blogs.sapo.pt/4269.html

http://athleticmedicine.wordpress.com/2013/11/07/why-ice-and-anti-inflammatory-medication-is-not-the-answer/

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: E

Alternativa que indico após analisar: E

3 pensamentos sobre “FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 38

  1. Pingback: FUNRIO – Itaboraí/RJ – Questão 25 | Questões de fisioterapia comentadas

  2. Fiquei muito surpresa com essa questão. Aprendi na faculdade (que terminei há apenas 1 ano) sobre vasodilatação reflexa. Quando li o post a informação sobre essas pesquisas são bem antigas. ..Os professores não estão se atualizando?????? e nem eu??? JEsus……..estudar, estudar , estudar….

    • Uri, em caso de dúvida, consulte o PEDro e busque por artigos. Informações de livros são informações com delay de no mínimo uns 3 ou 4 anos, já que os principais livros em português são traduções obras consagradas em inglês, e por sua vez são baseadas em artigos que foram publicados em inglês, até a data de publicação. Artigos são sempre a forma mais segura de se tirar dúvidas. E até para entrar com recurso em concursos com erros.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s