FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 37

37. O posicionamento da órtese na prevenção do desvio ulnar em pacientes portadores de artrite reumatóide deve ser:

(A) punho em posição neutra, metacarpofalangianas em extensão, posição neutra para desvio radial/ulnar, interfalangianas com 5 graus de flexão e polegar levemente abduzido e em oposição.

(B) punho em posição neutra, metacarpofalangianas em leve flexão, posição neutra para desvio radial/ulnar, interfalangianas com 5 graus de flexão e polegar levemente abduzido e em oposição.

(C) punho em leve flexão, metacarpofalangianas em leve flexão, posição neutra para desvio radial/ulnar, interfalangianas com 5 graus de flexão e polegar levemente abduzido e em oposição.

(D) punho em leve flexão, metacarpofalangianas em extensão, posição neutra para desvio radial/ulnar, interfalangianas com 5 graus de flexão e polegar levemente abduzido e em oposição.

(E) punho em posição neutra, metacarpofalangianas em extensão, posição neutra para desvio radial/ulnar, interfalangianas com 45 graus de flexão e polegar levemente abduzido e em oposição.

Mão

A posição do punho é proposta inicialmente como “em posição neutra” ou “leve flexão”. Dá para fazermos os testes com nossa mão.  Repare que a posição em leve flexão favorece o desvio ulnar por facilitar a ação dos flexores do punho. Eliminamos portanto as alternativas “C” e “D”.

Nas metacarpofalangeanas é proposta a posição em “extensão” e em “leve flexão”.  Realizando os dois movimentos, fica claro que a posição de extensão metacarpofalangeana faverece o desvio ulnar por ação dos músculos extensores do punho. A posição em leve flexão é a posição de repouso fisiológico. Eliminamos as alternativas “A” e “E”, restando apenas a alternativa “B” como correta.

Há outras formas de chegar a essa resposta, mais fáceis inclusive, mas é sempre bom aprimorar o raciocínio biomecânico e da fisiologia articular. Isso é útil nas mais variadas situações.

Continuando, apenas a alternativa “E” discorda do posicionamento em 5 graus de flexão de interfalangeanas, indicando uma posição em 45 graus de flexão, que em combinação com a leve flexão de metacarpofalangeanos levaria a mão a uma posição de fechamento, sem haver objetivo para isso.

A posição “neutra para desvio radial/ulnar” e  a posição de “polegar levemente abduzido e em oposição” são unanimidade nas alternativas e não há do que discordar.

Eu não tenho nenhum pudor em fazer esses testes musculares e de fisiologia articular ali na cadeira de prova, para tirar minhas dúvidas. Portanto, se você fez provas nos últimos anos e viu um maluco se contorcendo na cadeira, era eu mesmo!

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s