FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 35

35. O tratamento fisioterapêutico em pacientes portadores de tuberculose óssea na coluna inclui os seguintes procedimentos:

(A) ondas curtas durante 20 minutos, uso de órtese toracolombar em extensão, exercícios de alongamento e mobilização.

(B) uso de órtese toracolombar em extensão, imobilização na fase de dor, exercícios de alongamento e mobilização.

(C) ultrassom durante 5 minutos, uso de órtese toracolombar em flexão, exercícios de alongamento e mobilização.

(D) micro-ondas durante 10 minutos, uso de órtese toracolombar em flexão, exercícios de alongamento e aeróbicos.

(E) uso de órtese toracolombar em extensão, mobilização desde o diagnóstico, exercícios de alongamento, relaxamento e aeróbicos.

Bacteria7

Nesta questão, os dados mais importantes são a patologia e sua localização. Não consigo pensar em tratar algo antes de saber disso. É uma questão difícil, e se não nos recordarmos de definições da patologia, a chance de acerto ficam por conta da probabilidade e talvez, da lei de Murphy.

Mas reparem que, para acertar essa questão não é necessário saber tudo sobre a patologia. A definição dela já dá o suficiente para fazer o raciocínio clínico e bolarmos o tratamento.

A tuberculose óssea é uma infecção bacteriana, causada pelo bacilo de Koch. Quando localizada na vértebra, recebe o nome de Mal de Pott.

A partir disso, é só aplicarmos o básico dos conhecimentos de eletrotermofototerapia.  Ondas Curtas e Micro-ondas em infecções!? Não se mata bactérias e micro-organismos de calor, ao contrário, vão se reproduzir loucamente. O mesmo pode se aplicar ao Ultrassom, então eliminamos as alternativas  “A”, “C”  e “D”.

Com isso, “órtese toracolombar em extensão” vira filha única de mãe solteira, mas se pensarmos que o mal de Pott acomete a região anterior do corpo vertebral, com raros casos de acometimento de processo espinhoso e demais estruturas, fica fácil lembrar que a posição em flexão iria aumentar a pressão na parte anterior do corpo vertebral.

A alternativa “E” começa a desandar quando diz sobre “mobilização desde o diagnóstico”, desconsiderando qualquer quadro doloroso,  e  prossegue quando fala em exercício aeróbio sem especificar nada, o que a nossa eleita, a alternativa “B”, não faz, oferecendo condutas mais adequadas.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora:  B

Alternativa que indico após analisar: B

Um pensamento sobre “FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 35

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s