VUNESP – São Paulo/SP 2002 – Questão 13

13. As doenças adquiridas em locais de trabalho mais comumente tratadas em clínicas fisioterápicas são:

(A) diabete e DORT.

(B) DPOC e LER.

(C) osteoartrose primária e LER.

(D) LER e Miastemia grave.

(E) DPOC e pneumotórax.

eu-tenho-o-pior-trabalho1

Mais uma questão que não cita fonte nem ano da estatística, mas vamos lá.

Questão A: Diabetes Mellitus não é doença ocupacional. Nem a tipo I (infanto-juvenil), nem a tipo II (Adultos, resistente a insulina) e nem a tipo III (gestacional).

Questão B: DPOC e LER. As duas são muito comuns como doença ocupacional.  Entre as principais profissões de risco para DPOC, citam-se as atividades na área da construção, das indústrias extrativas, do couro, da borracha, do plástico, do têxtil, dos produtos alimentícios, da pintura em spray, da soldadura, do trabalho com quartzo, da exposição a poeiras de madeira e o contato com solventes. LER já é reconhecida como doença ocupacional há muito tempo. A questão parece correta, mas vejamos as outras opções.

Questão C: Osteoartrose primária. Como a artrose pode ser resumidamente dividida em primária, que é o que ocorre com o desgaste da cartilagem articular no decorrer do processo de envelhecimento e secundária, que é o desgaste por microtraumatismos ou sobrecarga, fica fácil definir como inadequado atribuir causas ocupacionais para osteoartrose primária. Não podemos dizer o mesmo de artroses secundárias, que podem ser atribuídas a atividades laborais devido à lesão articular por excesso de carga ou microtraumas repetitivos na articulação.

 Classificação da osteoartrose

Forma da   osteoartrose
Exemplos
Primária localizada
Mãos (nódulos de   Heberden e Bouchard, acometimento da primeira carpometacarpal (rizatrtrose),   formas erosiva e inflamatória, pés (primeira metatarsofalângica), quadril,   joelho, coluna (articulações interapofisárias, discos intervertebrais)
Primária   generalizada
osteoartrose nodal   generalizada (doença de Kellegren), osteoartrose nodal erosiva generalizada,   hiperostose esquelética difusa idiopática (DISH)
Secundária   localizada
Lesão articular,   deformidades adquiridas, osteonecrose, artrite reumatoide, doenças por   deposição de cristais (p.ex., gota), condrocalcinose, artrite séptica,   artropatia hemofílica, artropatia neuropática, osteocondrite, doença de Paget
Secundária   generalizada
Hemocromatose,   ocronose, acromegalia, hiperparatireoidismo, doença de Wilson, gota,   condrocalcinose, amiloidose, doença de Ehlers-Danlos

Questão D: Miastenia grave é um problema sério, de característica autoimune, sem relação com doenças ocupacionais.

Questão E: Pneumotórax? Pode ocorrer sim em local de trabalho, por trauma, Mas, pensando sempre em procurar a resposta mais exata à questão proposta pela banca organizadora, devemos considerar que o pneumotórax não está entre “as doenças adquiridas em locais de trabalho mais comumente tratadas em clínicas fisioterápicas”.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: B

Alternativa que indico após analisar: B

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s