VUNESP – São Paulo/SP 2002 – Questão 12

12. Em um teste clássico de força muscular, quando o paciente realiza a contração voluntária e move o segmento, porém não consegue vencer a gravidade, esse músculo tem grau de força

(A) 0.

(B) 1.

(C) 2.

(D) 3.

(E) 4.

força ilusória

Para essa questão. o ideal é ter a tabela decorada, ou melhor ainda, saber a tabela. Como são muitas as tabelas a se decorar, já que concurso para fisioterapeuta pode cair qualquer assunto, às vezes temos problemas com coisas simples como esta tabela. Como a tabela é pequena, fica mais fácil de tentarmos chegar à resposta correta por eliminação.

tabela força muscular

Ora, se pegarmos os dois extremos. que são sem movimento(0) e força normal contra resistência externa(5), fica fácil montarmos  a tabela mesmo sem  a termos decorado. É só ir progredindo a partir de nenhum movimento(0), contração isométrica(1), contração a favor da gravidade(2), contra a gravidade(3), contra pequena resistência externa(4) e resistência externa normal(5). Pouco importa se esta tabela foi elaborada pela Medical Center grading system for motor da Louisiana State University (e foi), afinal é uma tabela que é possível elaborar em uma simples observação das variáveis para teste de força muscular inespecífica.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: C

Alternativa que indico após analisar: C

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s