FCC -TRT 15ª Região 2005 – Questão 32

32. Durante o período perimenopausal, as mulheres apresentam uma prevalência maior de fraturas na região

(A) do punho.

(B) do quadril.

(C) da coluna.

(D) do tornozelo.

(E) do joelho.

Fratura

Para essa questão, temos três palavras-chave, que são “perimenopausal”, “mulheres” e “fraturas”. Nessa questão não há uma patologia em evidência, mas ela está implícita: Osteoporose, e para ser mais específico, Osteoporose primária tipo I (pós-menopausa).

Não encontrei em nenhum artigo sobre osteoporose de 2004 e 2005 dados objetivos que pudessem confirmar a resposta escolhida pela banca. É uma questão em que cabe recurso, principalmente se existirem trabalhos que não confirmem a resposta da região escolhida, que foi “A – do punho”.

Mas de cara podemos eliminar as regiões do joelho e do tornozelo, que não fazem parte de nenhuma lista das fraturas mais prevalentes dessa patologia. A fratura na região do quadril costuma ser a mais grave, o que pode levar muita gente a optar por essa alternativa.

A questão se refere a “…prevalência maior de fraturas na região…”, então entre as fraturas descritas na maior parte dos estudos como mais comuns, estão fraturas por compressão vertebral(região da coluna); fratura de rádio distal(região do punho) e colo do fêmur(região do quadril).

Penso que deveriam ter sido citadas a fonte e o ano, tipo “Segundo dados da Previdência Social, no ano…” , porque é pouco provável que todas as fontes relevantes definam de forma unânime a região do punho como mais prevalente. Caso algum dado mais recente que a bibliografia utilizada pela banca aponte outra região como mais prevalente, essa questão poderia ser anulada, uma vez que não há informação sobre data ou fonte da estatística.

Alternativa assinalada no gabarito da banca organizadora: A

Alternativa que indico após analisar: A

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s